terça-feira, 24 de novembro de 2015

O município de Granja, no Interior do Ceará, esta entre os que tiraram nota zero em relação ao nível de transparência

O município de Granja, no Interior do Ceará, esta entre os que tiraram nota zero em relação ao nível de transparência pública, de acordo com a avaliação da Escala Brasil Transparente (EBT). O resultado da pesquisa, que mede a situação quanto ao cumprimento às normas da Lei de Acesso à Informação (LAI), foi divulgado na sexta-feira (20) pela Controladoria-Geral da União (CGU). 


Fortaleza teve a melhor pontuação no estado. Em seguida vêm Carnaubal, Crateús e Paraipaba.
No país, a EBT avaliou a situação de 1.613 entes federativos. Entre eles, todos os estados e suas respectivas capitais, bem como os governos municipais já avaliados na primeira edição da Escala, além de novos municípios selecionados por meio de amostra probabilística definida por sorteio eletrônico. A CGU destaca que, do total de municípios desta edição, 105 demonstraram interesse voluntário para serem avaliados pela Controladoria.

Estados  
Os dados da segunda rodada da EBT revelam que os estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerias, São Paulo e o Distrito Federal são os mais transparentes do país. No ranking estadual, quando comparada à primeira pesquisa, o Ceará perdeu 1,94 pontos com relação ao primeiro levantamento e caiu da 1ª para 16ª posição no ranking. Pernambuco, Santa Catarina e Sergipe também caíram de posição. Por outro lado, o Maranhão, na edição anterior havia recebido nota 2,22, agora obteve nota 10.
EBT
A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. A EBT foi desenvolvida para fornecer os subsídios necessários à Controladoria-Geral da União (CGU) para o exercício das competências que lhe atribuem os artigos 59 daLei Complementar nº 101/2000 e 41 (I) da Lei de Acesso à Informação, assim como os artigos 68 (II) do Decreto nº 7.724/2012 e 18 (III), do Decreto nº 8.109/2013.
A EBT é um indicador que tem o objetivo de avaliar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Maiores informações e dados, clique AQUI
Veja os municípios cearenses avaliados e suas respectivas notas.

Fonte:Folha Granjense

Nenhum comentário:

Postar um comentário